21 de setembro de 2008

Os Azulejos de Maria Keil


Maria Keil fez este ano 94 anos.

Há uns anos, quando li a sua biografia, surpreendi-me quando soube que era algarvia, de Silves…confesso que senti uma ponta de orgulho, é sempre bom saber que a nossa terra pariu gentes de valor.

O que não é de todo motivo de orgulho é saber que alguém, português como eu, sem ter o mínimo de sensibilidade e respeito vandalizou e destruiu os painéis de azulejo que a artista tinha, há quase cinquenta anos, realizado e doado para embelezar e humanizar as primeiras estações do Metro de Lisboa, com o intuito de modernizar em 1977 algumas estações e recentemente as restantes. Face a esta barbaridade os juristas fizeram saber que os painéis não eram de Maria Keil mas sim pertença da empresa que detém o Metropolitano de Lisboa e como tal esta tinha todos os direitos sobre a obra da artista.

Pergunto-me, o que terá sentido a Maria?

Eu bem me esforço mas por vezes, bem mais do que as que gostaria, dói-me a nacionalidade.

Sem comentários:


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa