16 de maio de 2009

As cores das minhas personagens

É curioso como vestimos e damos cor às personagens que connosco convivem diariamente no blogue. É como se de um livro se tratasse, não se tratando de pura ficção mas deixando apenas a ponta de um véu levantada.

Pelo que lemos descortinamos alguns traços de carácter, às vezes muitos, imaginamos caras e corpos que dão forma às palavras, adivinhamo-lhes o dia-a-dia, as alegrias, as angústias, os gostos e desgostos. Sentimos falta das visitas e uma tristeza contida se não nos comentam ou não respondem aos nossos comentários, assim como um puto que acha que ninguém lhe liga. Ficamos felizes por ver o crescimento e sucesso dos nossos amigos virtuais, por vezes daqueles que quase vimos nascer neste mundo.

No meu caso, por opção, como sou descarada e despreocupada, exponho-me mais…toda a gente sabe o que faço, toda a gente pode saber como sou (fisicamente), tenho fotos minhas espalhadas pelos posts, sou a tipa que aparece na foto superior, mais focadinha e agora com o cabelo castanho escuro. Divorciada, vivo com um filho crescidote e por vezes bastante problemático, com 2 cães, um mais simpático do que outro, 2 gatas independentes e um gato totalmente dependente de mim, medricas, mariconço e que faz as minhas delicias. Estou permanentemente apaixonada por algo, ou alguém, não concebo a minha vida sem paixões. Tenho altos e baixos, como qualquer mortal que se preze, a diferença reside nos meus baixos serem mesmo muito baixos e os altos muito altos. Contrariamente à maioria das pessoas que por aqui se cruzam, não é o amor que me atormenta os dias (embora o meu seja uma tormenta maravilhosa ou assustadora), é mesmo a maternidade.

Não gosto muito de política, embora não esteja totalmente alheia ao que se vai passando e tenha a minha, modesta, opinião (mal?) formada. Detesto futebol! Não sou fútil. Sou um bocadinho "bruta" por vezes, sentindo que me falta poesia no ser, no estar e no dizer. Não deixo, contudo de ser uma alma sensível…

Adoro todos os meus visitantes, aliás, adoro receber visitas por cá. Mas há 3 personagens que já considero parte da mobília, que sigo diariamente, que não conheço pessoalmente e de quem sinto sempre falta…


Pronúncia: Se fosse uma cor seria sem margem para dúvidas um tom de laranja bonito, daqueles que não fere a vista...vivaço, com garra!

Pequenina, morena e despreocupada. Muito perspicaz, sensível e com um sentido de justiça apurado. Gosta de ler, mas tem-se baldado um bocado porque nas horas de lazer diverte-se com o blogue. Já lhe tentei atribuir dezenas de profissões, cheguei a pensar que era farmacêutica, mas já mudei de opinião, aliás, deixei mesmo de ter qualquer opinião.


Forteifeio: Possivelmente é forte, grandão e uma pessoa que de feio nada tem. É um ser límpido, puro, verdadeiramente preocupado e revoltado com as injustiças. Interessa-se por todas as formas de arte mas é um tanto conservador nesse aspecto. Vibra com uma boa discussão sobre política e está sempre pronto a cascar nos "palhaços" da nossa praça. A profissão, não faço a mínima ideia, cheguei a pensar que tinha uma loja de fotografia, nem sei bem porquê.

Se fosse uma cor seria definitivamente azul.


Little Boy J: A personagem mais misteriosa. Diz-se pequenino como o menino Jesus, mas não sei se será!? É um Homem vivido, sabido, inteligente, com o dom da escrita (o tipo é mesmo criativo, directo, mordaz)…só agora se convenceu verdadeiramente destes seus dotes. Não está minimamente preocupado em agradar a A, ou B (embora no fundo, bem no fundinho, tenha um prazer imenso em deslumbrar as pessoas que se cruzam no seu caminho). Gosta mais das coisas boas da vida do que propriamente de politiquices ou de futebol. Informado! Ligeiramente atormentado com as coisas do amor (ou não!?). Não vive sem música. A profissão, também não sei, de facto nada me ocorre.

O LBJ se fosse uma cor era verde, provavelmente ele é que ainda não sabe disso…


Desculpem qualquer coisinha, posso estar perfeitamente enganada, mas é assim que os pinto nas minhas cores. E até prova em contrário, a imaginação é minha por isso…Ahhahah…seus MAGANOS!

21 comentários:

António Sabão disse...

Beijinho Ana! :)))))
Bom fim de semana!

forteifeio disse...

Deixaste-me sem palavras, e com um brilhozinho nos olhos. Agradeço-te o post. Mas não consigo responder neste chorrilho de emoções. Tenho de ir pensar no que te vou dizer amiga. Foi muito intenso. beijinhos.

Ana GG disse...

A.Sabão

Beijinho
:)))))

Ana GG disse...

Forteifeio

Foi uma descrição muito resumida.
É assim que te vejo.
:)

forteifeio disse...

Fiquei um pouco abananado, ou melhor agravei a situação depois de teres lido as tuas palavras, tive de me concentrar, recompor, e escrever-te. Na verdade e tu sabes disso também fazes parte da minha mobília, no fundo todos andamos aqui a exorcizar os nossos medos e problemas, uma forma de nos sentirmos melhor e de ouvir as opiniões de outras pessoas. Não tenho a profissão que tu pensas, mas dir-te-ei qual é brevemente. Só gosto de fotografia. E nada mais do que isso. Mas chega de falar de mim.
Agora é a tua vez. A tua côr . E vou começar pelo fim, talvez a côr de um arco-íris com todas aquelas tons bonitos que nos fazem sonhar e voar. Não caberias numa única côr porque tu gostas da vida com brilho e com alegria e é isso que o arco-íris representa, cada vez que o vislumbramos. Lá no fundo está o tesouro, e o tesouro és tu, e todo esse manancial de impulsividade e de ingenuidade e graça de quem gosta de uma boa gargalhada e de viver a vida no pico das emoções. Sabes é algo que vai faltando nestas cidades, o saber e o cheiro do autêntico e do imprevisível.
A propósito tu não fazes parte das mobílias, fazes parte das flores.
Beijinhos.

Pronúncia disse...

Ana:

Que queres que te diga?!
Porra, que afinal eu sou transparente.

Gosto da cor laranja sim senhora. Aliás, gosto de cores alegres, especialmente na primavera e no verão.
Mas quando quero uma coisinha mais para o chique, aí amiga, é mesmo os eternos branco e preto. A Beatriz Costa tinha sempre razão "com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo"

Ou seja, se isto fosse um jogo, dizia-te:
- BINGO!
- NA MOUCHE!
- BRUXA!

Eu sendo a ti, jogava o Euromilhões...

Farmacêutica?! Onde foste buscar essa ideia?!
O Cirrus achava que era contabilista...
O Forte já achou que era delegada de propaganda médica...

Uma coisa é certa, a acertares dessa maneira... não vais demorar muito a adivinhar o que eu faço para ganhar aquilo com que se compram os melões...

E é bom saber que ainda consigo manter PELO MENOS UM MISTÉRIO sobre a minha pessoa... ;)

Pronúncia disse...

Tu para mim serias... VERMELHO!

Uma força da natureza ;)

Ana GG disse...

Forteifeio

É bom sabermos que fazemos parte da mobília de alguém!
Exorcizar medos e dividir alegrias, é um pouco por aí.

Um dia destas tens que revelar a tua profissão, estou curiosa...

Desta vez fui eu a ficar desconcertada. OBRIGADA pelas cores que me atribuíste. Tento levar a vida assim, com alegria, com simplicidade, às vezes com ingenuidade, sim, podes dizê-lo perfeitamente. Adoro mesmo uma boa gargalhada, não a tenho fácil mas quando a dou sinto-a com todo o prazer que merece. E gosto de viver a vida no pico das emoções, para mim a vida é isso mesmo.
Um dia conto-te mais coisas...

Gostei mesmo muito de fazer parte das flores, aliás, fiquei mesmo derretida!

Beijinhos também para ti, porque mereces

Ana GG disse...

Pronúncia

Acertei? UAU!
Com mais um esforçozinho ainda chego à profissão, vou trabalhar nisso...

Gosto do vermelho, muito! Não o uso muito por fora mas visto-me dele por dentro.
;)

Por diversas vezes já dei por mim a imaginar como seria engraçado um encontro nosso, dos blogers que fazem parte das nossas mobílias. É caso para pensar...

mfc disse...

É inevitável que tracemos o retrato de quem nos visita.
A idealização acontece. Ponto final.
Mas giro é vermos depois se condiz... e no meu caso afirmo que nunca o idealizado bateu certo com o real.
Mas as surpresas foramn sempre muito agradáveis.

LBJ disse...

Knock, Knock, posso entrar? A menina Ana dá licença?

Ora pois, se eu sou tão transparente que até revelo o meu nome Jesus, transvestido na Fénix em renascimento e dizes que sou misterioso? Ora algarvia marafada.

Pois sou pequenino, embora com1,80m e temos muitas coisas em comum, que não vou revelar, mas que tu como Mulher inteligente que és saberás deduzir e sempre te digo que sim que oscilo entre o Verde e o Amarelo e não ligo a futebóis e que gostava de enfiar os políticos todos por um pau afiado, bem cheio de rugosidades para aumentar as sensações de penetração e torces dai que eu torço daqui.

É verdade que gosto muito de escrever e que estou agora a descobrir que o consigo fazer, ainda com esforço mas a cada dia de forma mais natural e escrever o que quero e para quem gosto, a menina incluída e que me deslumbra o prazer com que algumas pessoas me lêem, a menina incluída.

Sobre os outros dois personagens vitimas da tua ignominia, pois te direi que são duas pessoas que não conheço pessoalmente, mas que sei que irei conhecer e que lhes tenho um carinho do tamanho do seu coração que em dimensão ofusca o Mundo, não mereciam de forma alguma a tua maldade, algarvia marafada, Ana do sul, Mulher filha da luz e do mar.

Ora tu, pois está claro que vermelho e negro e vermelho e vermelho e pura como o pecado, fruto maduro e doce e que sei que um dia cumpriremos o nosso voto ébrio com tanta gargalhada que assustaremos os menos felizes que por ali passarem.

Faz-me outra destas que ainda te escrevo uma canção :)

Beijo e outro Beijo.

Ana GG disse...

mfc

Nunca me encontrei pessoalmente com ninguém que tivesse conhecido através da net, aliás, nunca tinha sentido sequer essa curiosidade ou vontade. Apenas com o blogue, sem trocas de e-mails ou msn, admito que me "afeiçoei" a algumas pessoas e acho que teria um prazer imenso se as viesse a conhecer, seria por certo uma troca de gargalhadas e abraços à despedida.
Tenho a certeza que não me iria desiludir e que são quase iguazinhos ao retrato que idealizei.
:)

Ana GG disse...

LBJ

Em primeiro lugar tenho que gritar um PORRAAAAAAA bem alto. Já tinha a resposta quase toda escrita e apaguei-a sem querer.

Pode entrar caro colega, a porta para si está sempre aberta!

Transparente, transparente, é como quem diz, vais-te deixando adivinhar aos poucos a quem está atento...

Eu sou ainda mais pequenina, 1,68m...falta-me apenas um Danoninho para ter mais 1cm (porque será que os meus pensamentos deslizam sempre para estas conversas absurdas, eu bem me esforço mas é escusado).
Em comum tenho a certeza que temos imensas coisas, porque eu, inexplicavelmente, sinto isso quanto te leio. Por este andar um dia destes ainda juntamos os trapinhos e fugimos para uma ilha deserta e livre de impostos.
Ahahahah!!!!!!

Eu sabia que eras verde, acredita que não te estou a chamar marciano, estou mais a chamar-te esperança, vida...
Agora amarelo!? Não te associava a tal cor.

Deve ser fabuloso sentir que se consegue escrever, assim, naturalmente, o que se quer, o que se gosta, para quem se gosta. E gostarem, muito, cada vez mais.

Os outros dois personagens vitimas da minha ignomínia estavam mesmo a pedi-las, os marafados fazem estragos, sinto-lhes a falta quando se ausentam. Também tenh quase a certeza de que os vou conhecer, pelo menos tenho a certeza de que é isso que quero.

"Ana do sul, Mulher filha da luz e do mar."...gostei!

Eu mais vermelho do que negro e pura como o pecado e doce e amarga...

O nosso voto ébrio é mesmo para se cumprir e nem penses que fico a aguardar a nossa velhice, quando fecharmos os blogues. E vamos rir até nos doer a barriga e vou chorar que nem uma perdida porque é assim que acompanho as gargalhadas e vamos contagiar os menos felizes que por ali passarem...vamos pois!

Uma canção!? Homem, tu és mesmo polivalente...

Outros beijos

rosebud disse...

Olá

Gostei muito do texto.
Eu que vou passeando pelas tertúlias,vejo,normalmente, as personagens a preto e branco e bastante desfocadas.A excepção és tu que te dás a ver de mansinho.Bom,também tens o privilégio de seres Bonita,qualquer que seja o significado que se lhe atribua.

Confesso que há dois personagens que me deixam intrigada.Um mais pelo que não escreve ,o outro ,pelas facetas opostas que revela.

Como está aí o mar?

Kika disse...

Texto de sensibilidade em estado puro. Gostei muito! Não de conhecer as "personagens" descritas e as suas caracteristicas individuais, mas sobretudo da forma como está escrito. Prende.

Beijo!

Ana GG disse...

rosebud

Ainda bem que gostaste.

Vês as personagens a preto e branco, mas quase de certeza que lhes adivinhas as formas, os dias, os pensares...
Eu associo quase tudo às cores, as pessoas, os lugares...

Existem na blogosfera outros como eu, que se mostram mais (não me refiro apenas a dar a cara), que são também livros abertos, são opções. No meu caso é porque gosto mesmo de partilhar os meus dias.

Ahahahh, não sou bonita, isso é porque e estás a ver desfocada. Também não sou feia, SOU, apenas.

"Confesso que há dois personagens que me deixam intrigada.Um mais pelo que não escreve ,o outro ,pelas facetas opostas que revela"
Agora fiquei muito curiosa!

O mar, deve estar bonito como sempre, a água ainda deve estar muito fria. Não o tenho visto e bastava-me apenas ir à varanda. Ando numa corrida louca com trabalho.
:)

Ana GG disse...

Kika

Obrigada!
É engraçado, tu e o Andarilho são os únicos "personagens" que conheço pessoalmente , são os meus amigos reais aqui do tasco. Foi por vossa causa, entre aspas, que comecei o blogue.

beijinho

XR disse...

GG,
Um exercício interessante, imaginar os seres* por trás das palavras e as cores com que (se) pintam.
Agora confesso-te: gostei mesmo, mesmo, das reacções dos visados. Pegaram na tua paleta e pintaram-te cada um à sua maneira, talvez nem tu esperasses tanto vigor nas pinceladas!

Beijinho! :)

*"seres" e não apenas "pessoas" porque têm para ti (e decerto para mais alguns) uma dimensão extra que lhes é atribuída por quem os lê, a mesma que pintaste e partilhaste aqui ...

Ana GG disse...

XR

Tentamos sempre imaginar o que está por trás das palavras, é inevitável, acho eu.

Fiquei surpresa com a reacção dos "meus personagens" e babada e um bocadinho comovida, confesso.

Beijinho também para ti
:)

Admito que já lhes sinto a falta...

redjan disse...

E moi ? Que côr teira o Red ??

Ana GG disse...

Red

Serias azul petróleo...sereno por fora e agitado por dentro.
;)


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa