26 de outubro de 2008

Genes VERSUS Supermercados



A ideia para este texto (recuso-me a chamar-lhe post…não gosto do termo) surgiu-me há uns minutos quando estava a rever mentalmente a lista de compras que tenho que fazer amanhã no supermercado. De uma ideia nasce outra, que neste caso até não tem nada a ver com a inicial e dei por mim a pensar nos meus genes.
Mais à frente já vão perceber como o supermercado encaixa aqui.

Ora bem…a minha embalagem exterior não é mais do uma enorme carga genética que herdei do meu pai, já a minha maneira de ser não tem nada de pai a não ser dois ou três pormenores que não passam de perfeitas coincidências. A saber: 1º uma apetência inexplicável pelos nuestros hermanos , no caso do meu pai revelou-se nas escapadelas secretas (julgava ele) que dava aos fins-de-semana com um grupo de amigos para um qualquer clube duvidoso de espanholitas marotas…no meu caso a fixação por um espanholito também maroto mas de procedência menos duvidosa; 2º a mania absolutamente idiota de tomar café nas bombas de gasolina da zona (actividade que toda a família criticava e que eu, estupidamente, comecei a fazer assim que tive uma bomba de gasolina perto de casa, já lá vão oito anos); 3º o vício do tabaco e o gosto, menos viciante, por bebidas alcoólicas.

Da minha mãe herdei montanhas de genes: a altura e tamanho do pé, precisamente iguais; este meu arzinho que poderá parecer arrogante à primeira vista, mas que não é de todo; os problemas que já se manifestam nas articulações ósseas; as horríveis dores de cabeça que surgiram em ambos os casos na adolescência; os problemas de pele que já começam a dar sinais; um coração de manteiga que se esconde por trás de uma aparente frieza…sei lá…somos parecidas em tantas coisas. A diferença abismal que me ocorre neste momento é precisamente no que toca aos supermercados…sobre os quais eu nutro um ódio visceral e a minha mãe simplesmente adora (vê tudo ao pormenor, compara os preços e percorre se necessário toda a cidade para comprar artigos específicos em cada um deles).

9 comentários:

Kika disse...

Para além da teoria científica, tão bem elaborada, temos de ver também o contexto social que levou ao desenvolvimento (ou não) das capacidades da tua progenitora.
Acho importantíssimo no comportamento dela o tempo que dispõe para fazer isso. A senhora é reformada com certeza, tal como a minha mãezinha. Logo, têm todo o tempo do mundo para cirandar de Super em Super a ver tudo e mais alguma coisa.
Vai por mim, por muito que a genetica determine....o social tem o seu papel!

:):):)


Beijo!

ANDARILHO disse...

Concordo com a Kika (infelizmente). Hoje mesmo estive nas aulas a falar numa série de caracteres hereditários que são alterados por nós (ou pelo ambiente).

Há uns anos atrás tinhas esse teu gene responsável pela adoração dos espanhois tão em evidência que eu próprio julgava tu seres uma delas. LOLLLLLLLLLLL

Bjs

Ana GG disse...

Kika
A minha teoria científica está do melhor.
Eu sei, eu sei. A minha mãe é reformada pois e mesmo que não fosse acho que os supermercados fariam na mesma o seu encanto.
Bjo

andarilho
Calculei logo que há uns anos atrás andavas baralhado...estranhava muito a forma como te dirigias a mim "holla cariño".
besos

Miguel disse...

Aquela das 'escapadinhas secretas' partiu-me todo :D lol

eu num bou muito à bola com supers... :(

beijinho

Ana GG disse...

Miguel

Pois é...o meu pai era um safado :)

just me disse...

Posso dizer que de todos os teus genes descritos, nenhum se encaixa no meu perfil (bombas perto de casa??? De certeza que não te estás a referir as do AOC!!! Quando lá fui uma vez lanchar, até me deu vómitos a "limpeza" do sítio!)...
No entanto, apenas um gene é compatível com o meu... o dos supermercados.... um inferno!... Cada vez que lá vou tento fazer compras que me abasteçam para 1 mês... mas devo ter um problema enorme: ou não faço bem as contas, ou como demasiado...pois passada 1 semana tenho obrigatoriamente de lá voltar... esse gene devo ter herdado da minha mãe (reformada)!...

Para remediar a situação, parece que o Continente faz entregas ao domicílio, por 5€, se as compras forem realizadas via net e superiores a 100€! Nunca experimentei.... se tiveres os 100€ a pronto pagamento, conta-me como correu!
Bjs

Ana GG disse...

just me

Credooooo, esse snack bar do AOC é nojento! Refiro-me à maquininha da loja da bomba de gasolina com um café de sabor duvidoso em copo de plástico.

:)

just me disse...

Ahhhhh bommmmmmm.... menos mal! Por momentos pensei no pior! :)

Bjs

P.S. Porque não apareceu o meu comentário cá?

Ana GG disse...

just me
Foi um problema ténico. Aceitei o e-mail mas devo ter falhado alguma coisa, só agora reparei que nã estava e fui à moderação de comentários e lá estava. Peço desculpa minha cara!

;)


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa