21 de junho de 2008

TROCAS

A ideia para este texto surgiu-me a propósito do Jorg, um alemão a “sobreviver” aqui nas redondezas e que está neste momento a precisar de quase tudo (de comida, de um banho, de um tecto, de roupa, de trabalho, e, sobretudo, de ser tratado como gente).
Eu também estava a precisar de alguém que me ajudasse a arranjar o jardim selva, pintar os muros, colocar um painel de azulejos na parede da cozinha…
ENCONTREI O JORG! Quando fui tomar café à "minha" bomba de gasolina, estava ele a ver o europeu de futebol …sim, o Jorg também gosta de futebol! Acontece que não tem corrente eléctrica, nem televisão, e, muito menos sala onde a colocar.


A vida foi SACANA para este homem…num estalar de dedos encontrou-se perdido…desgraçado…num país que não é o seu e sem raízes num país que antes era o dele (tudo isto e muito mais me contou entretanto).

O Jorg precisava de se sentir útil e sabe fazer todas estas tarefas de que eu tanto precisava...eu tenho comida para ele e tenho uma casa de banho com duche, algum tempo para o ouvir, capacidade para o tratar como um ser humano e algum dinheiro para lhe pagar. Ele tem andado ocupado, ao fim do dia não tem o estômago a roncar, tem tomado duche e, está pelo menos “momentaneamente” feliz…EU, estou felicíssima!




Estou a ver o meu jardim a ganhar de novo forma de jardim, os meus muros a ganharem cores de muro e o problema da parede da cozinha em vias de ser solucionado…estabeleci com o Jorg um sistema de trocas! Não sei qual dos dois está mais feliz, não sei se um dos dois sai a ganhar…os sistemas de trocas são muito relativos!

Este mundo poderia funcionar bem melhor se se estabelecessem mais trocas entre nós. Passo a explicar a minha ideia…As coisas que já não valorizamos poderiam ser trocadas com alguém que lhes sabe dar valor, em contrapartida esse alguém terá, certamente, algo que precisamos e que também já não valoriza; aquelas que precisamos que sejam feitas e não sabemos como, poderiam ser trocadas com alguém que as soubesse fazer, por algo que essa pessoa precise e que nós tenhamos ou possamos oferecer.
?!COMPLICADO!?

2 comentários:

just me disse...

Comoveu-me este post...
Foi uma brilhante ideia!... e tenho a certeza que o Jorg se sente muito melhor... para além da tua casa/jardim começar a ganhar umas cores.
É pena que hoje em dia não existam mais pessoas como tu... capazes de dar um pouco de atenção a quem necessita!
Com certeza haverá guardado um lugarzinho lá no céu para ti!...
Bjs e "boas obras"!

Ana GG disse...

Obrigada"Just Me"!
Ainda bem que alguém compreende o meu ponto de vista.
As "pequenas" obras estão a correr de vento em poupa!
Bjos gordos
AnaGG


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa