9 de outubro de 2009

As coisas que as nossas Mães nos ensinavam...





A verdade é que esta pedagogia caseira, sem a utilização de qualquer manual, funcionou (na maioria das vezes).


A minha mãe ensinou-me


…a VALORIZAR O SORRISO...
"VOLTAS A RESPONDER-ME E LEVAS NOS DENTES!"



…a RECTIDÃO
"EU ENDIREITO-TE NEM QUE SEJA PRECISO UMA CARGA DE PORRADA!"
 

…a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
'SE TU E O TEU IRMÃO QUEREM MATAR-SE, VÃO LÁ PARA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!'

LÓGICA E HIERARQUIA

'PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?'
 

…o que é MOTIVAÇÃO
'CONTINUA A CHORAR QUE EU VOU DAR-TE UMA VERDADEIRA RAZÃO PARA O FAZERES!'
 

…a CONTRADIÇÃO
'FECHA A BOCA E COME!'
 

sobre ANTECIPAÇÃO
'ESPERA SÓ ATÉ O TEU PAI CHEGAR A CASA!'
 

…sobre PACIÊNCIA
'CALMA!...QUANDO CHEGARMOS A CASA VAIS VER...' 

 
a ENFRENTAR OS DESAFIOS
'OLHA PARA MIM! E RESPONDE QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!'
 

…sobre RACIOCÍNIO LÓGICO
'SE CAIRES DESSA ÁRVORE VAIS PARTIR O PESCOÇO E AINDA TE DOU UMA SOVA A SEGUIR!'

MEDICINA
'DEIXA DE REVIRAR OS OLHOS MENINA! AINDA PODES APANHAR UMA CORRENTE DE AR QUE TE VAI DEIXAR VESGA PARA TODA A VIDA.'

…sobre o
 REINO ANIMAL
'SE NÃO COMERES ESSAS VERDURAS, OS BICHOS QUE TENS NA TUA BARRIGA VÃO-TE COMER A TI!'

 

GENÉTICA
'ÉS IGUALZINHA AO TEU PAI!'
 

acerca das minhas RAÍZES
"PENSAS QUE NASCESTE NUMA FAMÍLIA RICA É?'

…sobre a
 SABEDORIA DA IDADE
'QUANDO TIVERES A MINHA IDADE VAIS ENTENDER E AÍ JÁ SERÁ TARDE DEMAIS.'

…sobre
 JUSTIÇA
'UM DIA TERÁS FILHOS, E ELES VÃO FAZER CONTIGO O MESMO QUE TU FAZES COMIGO! AÍ VAIS VER O QUE É BOM!'

RELIGIÃO
'REZA PARA QUE ESSA MANCHA SAIA DO TAPETE!'

…o
 BEIJO DE ESQUIMÓ
'SE VOLTAS A ESCREVER DE NOVO AÍ, ESFREGO-TE O NARIZ CONTRA A PAREDE!
 

CONTORCIONISMO
'OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!'

DETERMINAÇÃO
'VAIS FICAR AÍ SENTADA ATÉ ACABARES A COMIDA QUE TENS NO PRATO!'

…habilidades como
 VENTRILOQUO
'NÃO RESMUNGUES! CALA ESSA BOCA E  DIZ POR QUE É QUE FIZESTE ISSO?'

…a
 SER OBJECTIVA...
'EU CORRIJO-TE DE UMA SÓ VEZ!'
 

…a ESCUTAR
'SE NÃO BAIXAS O VOLUME, VOU AÍ E PARTO ESSE RÁDIO!'

…a TER
 GOSTO PELOS ESTUDOS
'SE EU FOR AÍ E NÃO TIVERES TERMINADO A LIÇÃO,ESPERA QUE VAIS VER!...'

…a
 COORDENAÇÃO MOTORA
'AGORA ARRUMA TODOS OS BRINQUEDOS! APANHA UM POR UM!!!'

…os
 NÚMEROS
'VOU CONTAR ATÉ DEZ.SE ESSE VASO NÃO APARECER ENTRETANTO, LEVAS UMA SOVA!



O b r i g a d a
M ã e ! ! !
(Recebido por e-mail e ligeiramente modificado)

12 comentários:

Paulo Lontro disse...

que mazinha...
:)

LBJ disse...

Ainda não parei de rir :D

Bêjos

(folavenn)e depois pq falhou (flibly)

Cirrus disse...

Ana, já conhecia a lista mas posso dizer que, se calhar, até funcionou...

Pronúncia disse...

As mães anraram todas na mesma escola, não andaram??!!!

Um destes dias no regresso do trabalho, no carro com uma amiga, lembrei-me uma que a minha mãe me dizia, e foi um fartote de riso com as divagações que fizemos à volta da frase:
"Se continuas a fazer asneiras, eu aqueço-te o... paiol" ;)

(Não sei porquê, mas os meus sinos telintaram e algo me diz que não deveria ter partilhado este mimo)

Tu poupa-me, Anocas! ;)

(seestr) --- ahahahaah, pensavas que não conseguia descobrir?!!! ;)

Ginger disse...

AHAHAHAHAHAHAHAH
É assim mesmo!

Dá-lhe!

Ana GG disse...

Lontro

Eu ou a minha mãezinha?
:)

Ana GG disse...

LBJ

Assim sendo fico mais descansada...já fiz a minha boa acção diária!

Bêjos meos

Ana GG disse...

Cirrus

Pela parte que me toca, acho que funcionou mesmo.

Ana GG disse...

Pronúncia

E que escola! Quem me dera a mim conseguir ter conseguido aplicar essa "pedagogia" ao meu filho.


Ai o paiol!!!!! Ahahahahahah
Afinal, foi aquecido muitas vezes?
(nunca tinha ouvido tal coisa)

As letras de verificação são uma seca, mas o que tem de ser tem muita força!

;)

Ana GG disse...

Ginger

Dou-lhe não. A mim é que me deram...e a ti também, possivelmente.

Por acaso a minha mãe até foi uma querida, era mais soft.

rose disse...

Já não os posso ouvir!!!Os autarcas e acompanhantes e bombos e gritos %&#&%&

Pois da lista apenas um mandamento,poderia, com alguma agilidade,aplicar-se à minha pessoa,o da Lógica e Hierarquia.Devo dizer que sem resultado.Aos 7 anos iniciei a primeira fuga de casa,onde regressei à noitinha , muito,muito desiludida.

Ana GG disse...

rose

Aqui na minha pasmaceira não se sente nada, felizmente.

Da lista foram-me alguns aplicados, nem todos. Eu quase não apliquei nenhum deles e bem arrependida estou...

A minha primeira fuga foi aos 3 anos, mas a intenção até era boa. Foi anunciado na rádio local e o meu médico de família é que me encontrou às 11 da noite. Reconheceu o meu cão que não me largava e estava à porta do "local do crime"....estórias para contar aos netos.
Eu regressei baralhada e assustada porque não tinha, na minha cabecinha de 3 nos, feito nada de mal.


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa