20 de dezembro de 2008

Adolescência

EU - revelada por mim...na adolescência.

Na adolescência é suposto que se façam as maiores loucuras e as grandes experiências...


A palavra medo não existe...


A cabeça fervilha de emoções tão boas quanto más...


É um querer tudo e nada querer...


Passei-a entre um enorme grupo de amigos que se prolongavam em noites de Verão nos muros da Praceta do Mercado.

Os meus dias deslizavam entre as refeições apressadas, as correrias para a gelataria “Fiesta”, ponto de encontro de tardes grandes e o Círculo Cultural, albergue de malta ávida de aprender com os crescidos…revelar fotografias a preto e branco, montar exposições com o professor Picasso (será que ainda vive? Espero que sim!), a descoberta dos escritores, o enrolar de charros no pátio das traseiras...

Os ensaios do grupo de teatro improvisado e mais tarde o curso “com gente de fora”, profissionais pacientes que nos encantavam.

As aulas de viola e de solfejo que de nada serviram mas que se estendiam nas grandes barracadas pela Rua de Sto. António, até à hora do jantar.

As aulas no "liceu", os professores fixes e os sacanas que não se livravam de uma alcunha ridícula e de umas partidas improvisadas. As idas para a rua com uma participação disciplinar e o recear dos pais e das “descascas” que se adivinhavam.

Os quilómetros que se faziam a pé, desde casa até a baixa, num ir e vir e vir e ir como se a distância não existisse.


Os namoros, as paixões e traições partilhadas no grupo…o Jorge que andava com a Isabel que trocou pela Luísa que curtia com o João…Na segunda-feira, os choros de um acabar com o Zé, como se o mundo também acabasse, na quarta-feira as gargalhadas de um começar com o Nuno como se o mundo tivesse começado de novo.


Não sei porquê, lembrei-me hoje da adolescência…


A minha foi ESPECTACULAR, o mundo era TODO MEU!

12 comentários:

redjan disse...

Em cheio .. nos Olivais como aí em terra tua ... tal & qual ...

Life can be funny ...

Ana GG disse...

Red

Esses momentos vão-nos acompanhar para sempre...com um sorriso nos lábios.

bjo

Vitor disse...

Continuo a frequentar o mesmo bar da adolescência...mantinho viva todas as minhas memórias...até me esqueço que estou a caminhar para velho :-)...aí o amigo jan,sabe como é aquela malha do vary naice...até nos passamos ;-)

XR disse...

GG,
não interessa onde foi passada, a adolescência era um estado de espírito ... da falta de medos, da experimentação, da aprendizagem.

Há almas envelhecidas presas em corpos jovens e corações adolescentes em envólucros de carne madura, por vezes já a acusar o peso da idade aparente.

Talvez o segredo esteja em não termos medo de viver, de sentir, de sermos (ainda) capazes de nos apaixonar como se tivéssemos 16 anos outra vez ;)

Bjs

SRRAJ disse...

Não guardo boas recordações da minha :-(

Ana GG disse...

XR
Nada mais certo do que o que escreveste. Era e é de facto um estado de espírito!

Ainda me sinto MUITAS vezes uma adolescente, outras, como se tivesse 100 anos...

bjo

Ana GG disse...

SRRAJ
Lamento imenso que não a tenhas vivido como eu...como nós.
:-(

Quem sabe ainda vais a tempo de apanhar a tua adolescência perdida...corre agora atrás dela...caça essa malandra!
;-)

Ana GG disse...

Vitor
A resposta vem fora de ordem, desculpa, falhou-me...
Pois eu já não frequento os locais da adolescência com muita pena minha. Saí de Faro quando fui tirar o curso e, muito contrariada, fiquei aqui por estas paragens. O pessoal dispersou-se e acabei por perder quase todos os contactos.

Deve ser uma delícia perpectuar a adolescência no Vary Naice, ou em qualquer outro local que nos faça reviver essas memórias.
:-)

ANDARILHO disse...

A minha maior recordação da adolescência era a "cegueira" que tinha para que passasse rápido para num instante ser adulto. :)

Gostei dela mas não tenho saudades, assim como não gostava de voltar atrás em nenhuma altura em especial. Houve muitas que gostei, mas adiante.

Bjs

Canseiroso disse...

Só porque me fez referência (indirecta) no blogue do Zink e porque também sou um ganda maroto, aqui lhe deixo os votos dormentes de boas férias.:)

Ana GG disse...

ANDARILHO, filho meu (se tivesse idade para isso)...

Pois se perdeste os melhores anos da tua vida a esperar pela idade adulta como querias ADORAR???? Passou-te quase ao lado, está visto!

Pois eu adoraria reviver os melhores momentos da minha vida...ui, ui...

;)

Ana GG disse...

Canseiroso

Seja bem vindo!

Não lhe fiz referência ou fiz muitooooooooo indirectamente mesmo...o seu comentário ainda não estava publicado. Mas isso também não interessa para o caso.

Volte sempre que lhe apetecer.
Vou tentar passar umas dormentes férias sim...e viva a dormência!
:)


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa