19 de setembro de 2009

A Júlia chamou o António que não quer ser senhor e que me vai quase oferecer um jardim

Só me vem à cabeça a frase "Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais". Ontem aconteceu-me um episódio que contrariou muito a dita cuja. Surpreendi-me pela positiva com a generosidade de algumas pessoas e pela negativa com os animais cá da casa que andam a comportar-se como se não tivessem sido educados nos melhores colégios.

A Júlia que não se chama assim mas quase, trata-me por Donana e vem-me limpar a casa uma vez por semana (Não fiquem já a pensar que sou uma burguesa do piorio porque na verdade sou precisamente o contrário. Acontece que detesto os trabalhos domésticos e prefiro abdicar de alguns extras e ter alguém que me possa dar uma ajudinha). Ora a Júlia, como ia dizendo, é uma mulher tipicamente ucraniana, branquinha, lourinha, asseadinha, com alguma falta de sal na aparência, mas em compensação com uma garra imensa e uma generosidade desmedida. Trocamos sms de trabalho que nos fazem exercitar a mente, a dela que aprende um pouco mais sobre a escrita de Camões, a minha, que decifra os códigos da escrita arraçada entre o português e o ucraniano. Solidárias, partilhamos desabafos dos nossos problemas económicos e rimo-nos das nossas condições de "tesa" patroa e "tesa" empregada.

Ai como gostava de conseguir sintetizar as estórias que me bailam na cabeça! Aproveitem para testar a vossa paciência ou persistência…

A Júlia dá-me alguns bons conselhos e outros menos bons como é o caso "A Donana devia era arranjar um homem rico para a ajudar nas despesas!"…ai Júlia, Júlia, ganda maluca me saíste, logo eu que me livrei de um homem quase rico precisamente para treinar as minhas aptidões na área da gestão financeira!

Vamos lá ao que interessa (como já devem ter reparado sou especialista em deambulações)…

O meu jardim, actualmente já só tem esta designação porque assim o manda o figurino, na verdade está de rastos. Os palmos de relva deram lugar à terra castanha escura, fértil na produção de ervas daninhas grandes e viçosas; os arbustos que rodeiam a "propriedade" (AHAHAHAHAH) estão secos, mortiços e com falhas como uma dentadura que foi perdendo os inquilinos.

A "minha Júlia" que é uma amiga e se preocupa, encontrou uma solução. Vai daí que a coisa se passou mais ou menos assim:

Júlia - "Donana, vou explicar o seu problema ao António, jardineiro, muito boa pessoa".

Eu – Deixe-se de ideias mulher! Eu lá tenho condições para pagar a um jardineiro.

Júlia – Mesmo assim vou falar com ele. Vai ver que as coisas se arranjam sem gastar muito dinheiro.

Ontem, entre as instruções e perfurações (ai essas mentes pecaminosas) nas paredes, que os homens da MEO iam levando a cabo cá pela casa, chegou a Júlia com o António e descobri em simultâneo que tinha outro furo no pneu do carro.

Adorei o António, pequenino, de bigode farfalhudo e tão, mas tãooooooooo prestável, que de imediato se ofereceu para me trocar o pneu.

Eu - Senhor António para cá e para lá.

Ele – Dona Ana, para cá e para lá. Trate-me só por António!

Eu – Combinado! Pode também tratar-me por Ana, sempre fico com a sensação de que ainda sou uma jovem inconsciente.

Fiz-lhe uma visita guiada pelo pseudo-jardim. Propôs-me uma infinidade de soluções de acordo com os meus pré-requisitos (Baixo consumo de água e autonomia quase absoluta. Que eu cá sei bem o que a casa gasta, conheço bem esta minha faceta de assassina de plantas por desidratação).

Vou plantar-lhe relva e colocar um sistema de rega em que só precisa de abrir e fechar a torneira. Vou plantar isto e aquilo. Vou cortar aqui e ali. Vou…Vou…Vou…

Devo dizer-lhes que fiquei quase sem fôlego, tantos foram os "Vou!".

Eu - ANTÓNIO!!!!! Ei, ei, ei!!!! Não percebeu que eu prefiro ter dinheiro para comer, a olhar para o verde do jardim?

António – Claro que percebi e admiro a sua atitude. Não dá valor às aparências. Por isso mesmo vou fazer-lhe tudo isto, calmamente…sem urgências. O serviço vai ser pago por outros clientes, com muito dinheiro. Não se preocupe! A Ana paga-me, pouco, se quiser e apenas quando puder. Temos que ser uns pelos outros!

O António é um verdadeiro Robin dos Bosques!

Disse-lhe que não queria prejudicar ninguém, nem a ele nem aos outros clientes. Que não me sentia bem assim. Convenceu-me do contrário.

E sabem que mais!? Que se lixe! O António é que tem razão.

Nota pequenina de rodapé, assim ao jeito das que vêm acompanhadas de asterisco nos contratos: Se por acaso for algum daqueles clientes ricos do António, aceite desde já as minhas desculpas. É que o que tem de ser tem muita força!

15 comentários:

Vitor disse...

Começa a pensar em escrever um livro.Com todas estas histórias, teria um enorme sucesso, e resolvias os teus problemas financeiros ;-)

P.S.-Dá uma saltada ao “outro lado”, para conheceres a minha “herdeira”…vai para o último ano de gestão e cultural de turismo…dá-lhe um beijinho que ela merece.

Bj*

滿天星花語 disse...

............☆
...........****
..........******
.........********
........**********
......*************
.....*****HAPPY***
....*****************
...*******************
..*********************
...........****
...........****
...........****


HI:nice to meet you!

Thanks to friends all over the world to Taiwan to help the flood of support and also wishes everyone peace and happiness!

Food:
chocolate,彌月蛋糕,乳酪蛋糕
巧克力,蛋糕,中秋禮盒

Accommodation:
MOTEL,汽車旅館,台中汽車旅館

Clothing:
日系服飾,服飾批發,流行服飾

Housing:
法拍屋,法拍屋,法拍

Automotive:
大樓隔熱紙,汽車隔熱紙,隔熱紙

Health:
保健食品,樟芝,納豆

Marriage:
外籍新娘,大陸新娘,越南新娘
外籍新娘,大陸新娘,中國新娘

pet:
柴犬,哈士奇

Kitchenware:
室內設計,室內設計作品,歐化廚具,廚具
系統櫃,系統傢俱,傢俱,裝潢,廚具工廠

cleaning:
清潔公司,seo,網路行銷,網路行銷seo

yoga:
瑜珈,瑜珈教室,瑜珈補習班
瑜珈教學,瑜珈教室,高雄瑜珈

travel:
墾丁旅遊網,墾丁旅遊,高雄縣旅遊,高雄縣旅遊
阿里山旅遊,高雄旅遊,日月潭旅遊
高雄旅遊 墾丁旅遊
高雄旅遊 墾丁旅遊

Ana GG disse...

Ai a porra!
Não posso distrair-me um segundo!

Ana GG disse...

Vitor
O comentário anterior era para o chinoca.

Escrever um livro com as minhas peripécias...AHAHAHAH. As estórias, tenho-as aos "montes", falta-me mesmo é saber escrever.

Como sou bem mandada já fiz o que me pediste. Parabéns ao pai babado!

um beijo

Pronúncia disse...

Donana, nem de propósito, parece que o teu chinoca de estimação concorda com a tua Júlia... também te está a falar em "mariage"!

AHAHAHAHAHAHAHA


Bem, vamos ao que interessa, é em alturas como esta que ainda acreditamos na raça humana, certo?!
Quer dizer... os clientes ricos do António (senhor não que ele não quer) não devem concordar muito, mas... que ainda há por aí boa gente, lá isso há! :)

Who Am I disse...

Que me fazes rir DONANA! Pois que sim! Chorar também já chorei aqui...mas esta gargalhada que dei a ler-te e no comentário ao chinoca AHAHAHAHAHHA não tem preço,não tem! ahahahah
És linda!

beijitos

LBJ disse...

DonAna do Sul,

Aproveita sim que tu mereces, a tua simpatia atrai as boas pessoas :)

Concordo com o Vitor mas isso já te tinha dito, tu contas e eu romanceio, os lucros fazemos como o jardim :)

Bêjos do Centro

Anónimo disse...

E viva o António!!! Ainda não contaste os problemas com os animais da casa...
;)
ed.

Ana GG disse...

Pronúncia

Arranjaste-me a bonita! O povo todo aproveitou a deixa.
O nome faz-me lembrar o Parque Nacional Doñana, que por sua vez me lembra Espanha, que por sua vez me lembra um certo espanhol, que por sua vez me dá saudades. QUE SINA!

Eu nunca deixei de acreditar na raça humana. Apesar e existirem muitas bestas, felizmente ao longo da vida tenho tido a sorte de me cruzar com pessoas fantásticas.

O António que não quer ser senhor é que sabe, eu vou limitar-me a ficar quietinha e obedecer.
;)
Óbvio que lhe vou pagar, mas dentro das minhas possibilidades. De resto, vou fingir que não sei de nada. E não sabia, se ele não fosse um desbocado!

AHAHAHAHAHAH

Ana GG disse...

Who

Nem sabes a satisfação que me dás ao dizeres que já te fiz rir e chorar com as minhas "escrituras". Conseguir provocar essas emoções nos outros, apesar de utilizar uma escrita tão singela, é um orgulho para mim. OBRIGADA! (também pelo "és linda"...heheheheh)

Beijo grande

PS. Passei no teu canto. Gosto bastante dos últimos textos.

Ana GG disse...

LBJ

A minha simpatia!!!!??????
Ó homem, acho que não é por aí. Se dissesses "a tua maneira de ser, por vezes", talvez já concordasse mais.
;P

Bem...fazíamos rios de dinheiro. Com as minhas 130000 histórias reais e a tua capacidade de romancear, era top de vendas.
Ahahahahah

Bêjos do Sul

Ana GG disse...

ed.

Ai, nem me fales. Andam a fazer asneiradas como o raio. O inquilino Horácio, anda a fazer e a provocar estragos.
Esou com eles pelos cabelos...SAFADOS!

beijo

Who Am I disse...

PS: OH DONANA, posso apenas fazer um reparo? posso? Colicença!

SR LBJ beijos do Centro uma ova, que aí onde mora não é Centro! Centro é onde eu moro! olha agora...ihihhi

obrigada pela utilização do espaço :))

Ana GG disse...

Who
Estás à vontade!

Também estranhei. O LBJ é um sulista, tal como eu, mais mais a norte. Digamos que é um sulista mais rasca!
AHAHAHAHAHAH

LBJ disse...

Meninas,

Olha com que duas me fui meter, pronto eu aceito essa do sulísta rasca mas a propósito o destino tem que nos arranjar um dia maneira de nos juntar aos três na mesma mesa, acho que muito nos iriamos rir e vivam as grandes Mulheres deste País estejam elas a Sul ou ao Centro :)

Vou ali escrever hunpoide :)

Bêjos do Sul Rasca


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa