17 de janeiro de 2010

dialectos

aqui no burgo fala-se assim

Fui mesmo agora comprar tabaco aqui ao pé de casa. De uma vizinha das redondezas, ouvi e presenciei o pequeno "apontamento" que passo a transcrever, na medida do possível.


"Moças, qué q'se passa? Na virem passar o carro da GNR?

Ê tava ali à da minha Délinha e eles tavem parados. Eram três, num carre daqueles grandes!

Na cê se távem há pergunta d'alguém… a mim na me disserem nada?!

Se calha tavem mazera atrás d'alguém…

Quand'ê passê ficarem olhande fêtos parvos…"


Breve reparo: tudo isto foi dito com grande entusiasmo, acompanhado por gestos largos e expressões faciais caricatas.

O verdadeiro sentido da expressão "algaraviada"!


17 comentários:

Pronúncia disse...

Olha que uma "minhotada" não lhe fica nada atrás... e ainda consegue meter umas valentes dumas caralh@d@as pelo meio!

A língua Portuguesa é liiiiinda!... :D

rose disse...

Depois de gargalhar pelos cotovelos,lembrei-me de um letreiro num café da rua dos Clérigos,"Hoje há frango tipo leitõn".Sempre que lá ia me ria e nunca o empregado conseguiu explicar o tipo do bicho.
:D

Maria disse...

Mil vezes isso, que o tom afectadíssimo dos mui nobres COF COF COF pseudo doutores de Coimbra que até ostentam o DR nos cheques...haja gente ESPONTÂNEAAAAAAA

(ok,devo precisar de respirar fundo) :))

beijinho menina do Sul

catwoman disse...

as algarvias são mesmo marafadas, mas a Ti Maria que me guarda religiosamente o panito, tâmbem já lá tem lête,e diz que não há azete melhor do que o alentejano e eu concordo sempre com ela.
Agora, acho lá para os lados da Pronúncia aquilo é muito mais hard core :)
Bjs.

XS disse...

A GNR aí é que faz furor, Ana! LOL!

Beijinhos:)

Ana GG disse...

Pronúncia

Uiiiiiiii, a "minhotada" de gema, tem um calibre....
Como diz, e muito bem, a Cat, mais "hard core".

:)

Ana GG disse...

rose

Olha que frango tipo leitõn até que deve dar uma mistura apetitosa. Sempre fica um frango com mais salero.

Um dia, se cá vieres, levo-te a ouvir a "fauna local" no seu habitat.
Gente boa!

Ana GG disse...

Who

Agora é que tu acertaste. São esses e os tios da linha...não há pachorra!
Assim como assim, este é pessoal genuíno, e se não sabe, muitas das vezes é porque não foi ensinado.

beijinhos, menina do Centro

Ana GG disse...

Cat

Algarvios e alentejanos, são mais ou menos a mesma raça!
Somos nós e os cães de caça, como diz a anedota.
;P

A piada, neste caso, nem foi o sotaque. Foram os pontapés na gramática.

Para os lados da Pronúncia, o pessoal não deve brincar em serviço.
AHAHAHAHAH

Ana GG disse...

XS

A GNR aqui é o supra-sumo da autoridade!
(verdade se diga que é só o que temos no local)

beijinhos

Pronúncia disse...

Ana e Cat, mas olhem que o "hard core" quando bem aplicado... alivia!!! E muito! É remediozinho santo ;D

catwoman disse...

Ai se alivia, e do Minho ao Algarve a riqueza do nosso léxico é maravilhosa!!! bjs.

Dylan disse...

Olha que aqui no Puerto os dragouns não fazem melhor...

Dylan disse...

penso eu de que....

Ana GG disse...

Dylan

Não sejas invejoso!!!!!!!!

;P

Vitor disse...

Sabes que aqui perto de vila franca,está Alvreca que são oriundos do algarve,e alentejo...daí eu já estar habituado a esse tipo de "calinadas"bué da giras do nosso portugal...passa-me pelo "outro lado"...falta-me sempre qualquer coisa quando não me visitas ;-)...saudades por exemplo,digo eu!

P.S.Já viste que horas são...só eu ;-)

Bj*

Ana GG disse...

Vitor

Os diferentes sotaques e expressões são sempre muito ricos. O pior é quando se assassina a gramática...

Eu por vezes visito o "outro lado", não estou é muito comentadeira.
Essa "tanga" das saudades teve graça!
;P


obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa