A MINHA, é uma ESCOLA especial. Não sei bem se é por ser a minha ou se é por ter um contrato de autonomia, é que no país só existem assim 24.
Os alunos, no final do ano, têm que ter obrigatoriamente assistido ao número de aulas que estava previsto…aulas de substituição ou de fantochada não há, são mesmo aulas das disciplinas que era suposto terem. Isto obriga-nos a efectuarmos trocas de serviço com outros colegas sempre que, por qualquer motivo tenhamos que faltar.
Até aqui é tudo muito bonito, o pior é que, se tivermos um imprevisto ficamos num stress ainda maior porque não temos tempo de assegurar essas ditas trocas. Hoje por exemplo, passei mal a noite, tive febre de madrugada…resultado, às 8.30 fui trabalhar quase de rastos porque os meninos não podem ter furos e eu não tenho direito a estar doente. No ano passado estive doente (mesmo muito mal) com atestado médico durante 30 dias…quando melhorei tive que repor rapidamente cerca de 18 dias de aulas que não dei (as restantes foram asseguradas por uma colega) e digo-vos desde já que foi tão puxado que ia ficando ainda muito mais doente.
Portanto, como estava a dizer…a MINHA ESCOLA é muito especial!
Os alunos têm mais horas de aulas do que nas outras escolas e têm mais uma disciplina, “Arte”. Se tiverem negativa a Português ou Matemática não podem ter a mais nenhuma disciplina porque não transitam (nas outras escolas podem ter mais uma). É uma escola mais exigente, tanto para professores como para alunos.
As salas de aula da MINHA ESCOLA também são especiais, mais motivantes e acolhedoras…cada grupo disciplinar humanizou as suas. As paredes estão pintadas com diversas cores e têm desenhos temáticos, algumas portas foram também alvo de inspiração artística e forradas a papel de revista, outras ainda se encontram em fase de remodelação.
E mais uma vez repito…tudo isto seria muito bonito não fosse a escassez de auxiliares e de funcionários que, por mais que se desdobrem, não conseguem dar conta do recado. As salas coloridas, motivadoras e tal e tal, andam numa sujeira que só visto. São um autêntico paraíso para os ácaros e bicharocos afins.
Como se trata de uma Escola progressiva e aberta a tudo o que é projecto, acolhemos este ano um grupo de adolescentes de risco, referenciados pelo tribunal de menores e fizemos uma turma também especial. Estas “pérolas” são mocinhos entre os 15 e 17 anos que não tinham concluído ainda o 2º ciclo por serem problemáticos, virem de famílias disfuncionais e, sobretudo, por se estarem literalmente a “cagar para a escola”, perdoem-me o vernáculo mas as verdades são para ser ditas.
Estes meninos tão queridos têm alimentação à borla, transporte até à porta de casa para que não fujam no percurso, são acompanhados diariamente por uma psicóloga, podem recusar-se a realizar uma actividade porque o professor tem de estar preparado com outros trunfos na manga para os agradar. Em troca, os meninos, ameaçam e batem em tudo o que mexe, são extremamente mal educados e têm sempre dinheiro para fumar grandes charradas mesmo à porta da Escola. Eu, embora não dê aulas a esta turma, já tive a felicidade de ser contemplada com a ira de uma destas criaturas quando me encontrava sossegadinha a dar uma aula no meu canto…”se me passo, atiro-lhe com uma cadeira aos cornos”, gritou o rapazinho da porta…pelo menos teve o bom senso de me tratar por você o que já não é mau.
Resultado: a Escola recebe cartas de louvor do Tribunal de Menores e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e os restantes putos e respectivos pais andam constantemente em pânico.
Resultado: a Escola recebe cartas de louvor do Tribunal de Menores e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e os restantes putos e respectivos pais andam constantemente em pânico.
Enfim, cada vez acho a MINHA ESCOLA mais especial!
...
(Foi só um desabafozinho, deve-se a este estado febril com certeza…não liguem).
6 comentários:
Pois, mas o engraçado é que essa exigência toda não é proporcional depois a melhores resultados por parte dos alunos. Eu já estive nessa escola quando ela era normal, ou seja, não especial. Os miudos que aí estavam eram do mesmo tipo ou melhores (em termos de aproveitamento eram melhores) dos que eu tenho actualmente na escola onde estou. O que eu concluo é que permissividade que posteriormente lhes foi sendo dada não só conduziu a uma não melhoria dos resultados escolares mas foi contraproducente também em termos de comportamento.
Projectos que nunca mais acabam e (pseudo)exigência a nível de cumprimento de horário lectivo nem sempre conduzem a uma melhoria na qualidade de ensino. Considero a tua escola um bom exemplo disto.
Gostei do post!
Beijos.
Como eu te compreendo... e por isso aqui vai um grande abraço juntamente com um sorriso.
Andarilho
Acredito que assim tenha sido. Em termos de comportamento esta escola até era calminha, este ano está mais agitada com esta turma dos PIEF que, com apenas 15 alunos vindos de outras escolas (onde não os quiseram) consegue revolucionar tudo. Em termos de aproveitamento, está-se agora a investir, os resultados notar-se-ão a médio prazo.
Também concordo contigo no último ponto. Mas, projectos e horário à parte, podes crer que ali "temos que dar o litro" e isso acho que se reflecte-se na qualidade.
Ainda bem que gostaste, embora tenha quase a certeza que agoras vais dizer...mas...e tal...
beijos
mfc
Obrigada pela compreensão!
Cá vai um abraço apertado e grande sorriso na volta do correio.
:))))
Olá!
Tens de me dizer bem qual é essa escola maravilha, porque os concursos estão aí e, embora eu simpatize muito contigo e com a tua maneira de escrever, acho que já me chega os pormenorzinhos da minha escola.
Força! KISS
Me
À muito tempo que não te "deixavas ler".
Eu até não desgosto da minha escola. Dá-me é muitoooooo trabalho!
O nome não te posso dizer...acho que não devo...
Obrigada pela Força!
;)
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