30 de janeiro de 2009

Alerta Amarelo
Avizinha-se um fim-de-semana
preguiçoso!

29 de janeiro de 2009

Redacção: A minha Escola

A MINHA, é uma ESCOLA especial. Não sei bem se é por ser a minha ou se é por ter um contrato de autonomia, é que no país só existem assim 24.

Os alunos, no final do ano, têm que ter obrigatoriamente assistido ao número de aulas que estava previsto…aulas de substituição ou de fantochada não há, são mesmo aulas das disciplinas que era suposto terem. Isto obriga-nos a efectuarmos trocas de serviço com outros colegas sempre que, por qualquer motivo tenhamos que faltar.
Até aqui é tudo muito bonito, o pior é que, se tivermos um imprevisto ficamos num stress ainda maior porque não temos tempo de assegurar essas ditas trocas. Hoje por exemplo, passei mal a noite, tive febre de madrugada…resultado, às 8.30 fui trabalhar quase de rastos porque os meninos não podem ter furos e eu não tenho direito a estar doente. No ano passado estive doente (mesmo muito mal) com atestado médico durante 30 dias…quando melhorei tive que repor rapidamente cerca de 18 dias de aulas que não dei (as restantes foram asseguradas por uma colega) e digo-vos desde já que foi tão puxado que ia ficando ainda muito mais doente.

Portanto, como estava a dizer…a MINHA ESCOLA é muito especial!

Os alunos têm mais horas de aulas do que nas outras escolas e têm mais uma disciplina, “Arte”. Se tiverem negativa a Português ou Matemática não podem ter a mais nenhuma disciplina porque não transitam (nas outras escolas podem ter mais uma). É uma escola mais exigente, tanto para professores como para alunos.

As salas de aula da MINHA ESCOLA também são especiais, mais motivantes e acolhedoras…cada grupo disciplinar humanizou as suas. As paredes estão pintadas com diversas cores e têm desenhos temáticos, algumas portas foram também alvo de inspiração artística e forradas a papel de revista, outras ainda se encontram em fase de remodelação.
E mais uma vez repito…tudo isto seria muito bonito não fosse a escassez de auxiliares e de funcionários que, por mais que se desdobrem, não conseguem dar conta do recado. As salas coloridas, motivadoras e tal e tal, andam numa sujeira que só visto. São um autêntico paraíso para os ácaros e bicharocos afins.

Como se trata de uma Escola progressiva e aberta a tudo o que é projecto, acolhemos este ano um grupo de adolescentes de risco, referenciados pelo tribunal de menores e fizemos uma turma também especial. Estas “pérolas” são mocinhos entre os 15 e 17 anos que não tinham concluído ainda o 2º ciclo por serem problemáticos, virem de famílias disfuncionais e, sobretudo, por se estarem literalmente a “cagar para a escola”, perdoem-me o vernáculo mas as verdades são para ser ditas.
Estes meninos tão queridos têm alimentação à borla, transporte até à porta de casa para que não fujam no percurso, são acompanhados diariamente por uma psicóloga, podem recusar-se a realizar uma actividade porque o professor tem de estar preparado com outros trunfos na manga para os agradar. Em troca, os meninos, ameaçam e batem em tudo o que mexe, são extremamente mal educados e têm sempre dinheiro para fumar grandes charradas mesmo à porta da Escola. Eu, embora não dê aulas a esta turma, já tive a felicidade de ser contemplada com a ira de uma destas criaturas quando me encontrava sossegadinha a dar uma aula no meu canto…”se me passo, atiro-lhe com uma cadeira aos cornos”, gritou o rapazinho da porta…pelo menos teve o bom senso de me tratar por você o que já não é mau.
Resultado: a Escola recebe cartas de louvor do Tribunal de Menores e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e os restantes putos e respectivos pais andam constantemente em pânico.

Enfim, cada vez acho a MINHA ESCOLA mais especial!
...
(Foi só um desabafozinho, deve-se a este estado febril com certeza…não liguem).

27 de janeiro de 2009

Lykke Li é uma cantora sueca, com 22 míseros aninhos.
A sua música é uma mistura de Soul, Electro, Indie-Pop.
A voz é límpida, de menina bem comportadinha…um doce!
Estreou-se recentemente (2008) com o albúm Youth Novels , produzido por Björn Yttling, dos Peter, Bjorn & John (que não faço a mínima ideia quem sejam, mas que vou investigar oportunamente).

Descobri que viveu 5 anos em Portugal, algures no meio de uma montanha com os pais, um tanto ou quanto nómadas, um tanto ou quanto hippies...

E esteve em Dezembro em Lisboa…

E eu não dei por nada porque nunca tinha sequer ouvido falar dela…

E adorei descobri-la no início deste mês através de um vídeo num outro blogue.

26 de janeiro de 2009

Telefonemas

Por norma passo apenas o tempo estritamente indispensável ao telefone. Não gosto de estar para ali agarrada a um aparelho, a deitar conversa fora só porque sim…falta-me a paciência, faltam-me os olhares e os gestos da outra pessoa.

Contudo, há este amigo especial que tem o dom de me deixar feliz quando me telefona. Trocamos desabafos banais e outros menos. Quando desligamos fico sempre acompanhada de um sorriso idiota e com a feliz sensação de já ter ganho o dia.

Ainda bem que existem pessoas assim!
Os chamados magos das telecomunicações...

25 de janeiro de 2009

Aposto que se tivesse nascido depois de 1980, teria bebido aqueles míseros copos ontem à noite e hoje não estaria com esta dor de cabeça madrasta aliada à estranha sensação de que o mundo vai acabar a todo o momento…será porque fiz o mesmo anteontem?

Hummmmm...algo me diz que estou a ficar out of order

24 de janeiro de 2009

Contrastes Cromáticos

...ou graçolas idiotas.
...
- Doutor, o que posso fazer para os meus dentes ficarem mais brancos?
- Tente usar uma camisa preta!

21 de janeiro de 2009

A tomada de posse de Barack Obama e a fina e irritante camada de gelo no vidro da frente do carro

Estive bastante indecisa entre dois temas bastante actuais e ambos de extrema importância…

A tomada de posse de Barack Obama e a fina e irritante camada de gelo no vidro da frente do carro às 8 da matina que nos faz chegar atrasados ao emprego.
...
Optei pelo segundo...assim como assim é mais original.
---
Alguém me sabe dizer se esta coisa dos vidros congelados virou moda este ano?

19 de janeiro de 2009

Mais uma aula

Aula de Educação Visual…7º Ano.
...
Conteúdo/Actividade: teoria da cor - pintura a guache.

Turma: Feliz da vida!

Materiais operacionais: copo com água, godés, pincéis, guaches, mesas forradas a papel de jornal.

Para a turma em geral: exercícios de destreza…pintura em espaços limitados…cores complementares.

Para a Clarinha (portadora de trissomia 21) em particular: desenho livre – cores ilimitadas.

O que a turma fez durante a aula? PINTOU!

O que a Clarinha fez durante a aula? LEU O JORNAL que estava a forrar a mesa...de ponta a ponta, frente e verso!
---
Quem saiu da aula mais informado? NÃO SEI!

18 de janeiro de 2009

Greve...de mãe

Ando com umas ideias na cabeça…….hummmmm…

Estou um bocadinho cansada do pacote de mãe que me calhou na rifa…empregada doméstica (tipo escrava Isaura); cozinheira; taxista; patrocinadora de noitadas, jantares de aniversário, cinemas e um sem número de coisas que surgem diariamente com muita urgência.

A troca de “favores” não é justa…mesmo nada!
Este filho que vinha com o pacote e que já tem idade suficiente para colaborar, não faz literalmente a ponta de um corno.

Como tal, estou a pensar seriamente fazer GREVE DE MÃE!

P.S. Não fiquem chocados! O amor não entra em greves.

17 de janeiro de 2009

16 de janeiro de 2009

O "Artista" que matou um cão à fome



















Estou chocada, indignada, revoltada...


Passo a transcrever um email que acabo de receber.
"Como muitos devem saber e até ter protestado, em 2007,Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista, colheu um cão abandonado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e sede.Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis à agonia do pobre animal.Até que finalmente morreu de inanição, seguramente depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário.A prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvajaria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensível Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel acção na dita Bienal em 2009.Facto que podemos tentar impedir, colaborando com a assinatura nesta petição"
Se colocarem o nome do "artista, vulgo, deste filho da puta" no Google, saem as fotos deste pobre animal e seguramente também aparecerão páginas web onde poderão confirmar a veracidade da informação.
(O texto a itálico é uma transcrição)
CELEBRAÇÕES
em magenta

Faz precisamente 1 ano, aproximadamente a esta mesma hora, que conheci o Francisco.

Que vos interessa isto? NADA!


Que me interessa isto? MUITO!


…e de quem é este blogue? MEU!

13 de janeiro de 2009

Geometrias

"A vida é a resultante do enrolamento de uma linha curva que se desenvolve progressivamente em torno de um núcleo central"
.............................................................
Ups, enganei-me de novo!…Esta é a definição de Espiral.

11 de janeiro de 2009

GARFOS

NÃO VENHA DE GARFO PORQUE HOJE É DIA DE SOPA!

(Pensamento descaradamente roubado ao pé de meia)

Tá um frio do caraças

Não sei porquê mas tenho a sensação que esta foto não me favorece muito...hummmm...
Quando não se tem mais nada para escrever fala-se do tempo, a chamada conversa da treta...

O certo é que, sendo ou não conversa da treta…TÁ UM FRIO DO CARAÇAS!

A minha casa não está preparada para estas intempéries, por mais que lhe tente meter estas coisas na cabeça recusa-se a adaptar-se às condições climatéricas. É quentíssima no Verão e gelada no Inverno.
Vai daí, tirando os momentos em que estou no quarto, que nestas alturas de crise substitui a sala e o escritório porque é dos poucos sítios da casa que estão quentinhos, tenho que me arrastar pelas restantes divisões vestida como se fosse para a neve.

Ora como devem calcular não é fácil cozinhar, arrumar quartos, aspirar, tratar da roupa suja e por aí fora, com um grosso casacão de lã, cachecol, dois pares de meias grossas e botas.

Mulher sofre!...vá lá, alguns (algunzinhos) homens também!

9 de janeiro de 2009

Tenho tanta vontade, mas tanta...
é que nem sempre consigo agarrar o Sol

7 de janeiro de 2009

Uma boa neura cura-se com uma boa compra

Ontem estive assim para o neurótico.

Depois de sair da minha aula nocturna, que sou obrigada a dar muito contrariada, resolvi-me finalmente a comprar o colchão para a cama nova do Diogo que chegava hoje.

Ora toda a gente sabe que uma boa neura tem muitas hipóteses de se curar com uma boa compra…assim foi…

De colchão em colchão, entre molas helicoidais, laminais e outras que tais, eis que me surge à frente do nariz a máquina de café que estava MESMO a PRECISAR para substituir as cafeteiras manhosas cá de casa.

E comprei-a
E é
vermelha
É linda
E funciona com cápsulas
E vou poupar uma pipa de massa nos cafés que não vou tomar na bomba de gasolina aqui ao pé de casa

...e “ESTOU QUE NEM POSSO” de tão orgulhosa!

P.S. Não me venham com tretas que esta não presta e que a outra é que é e que assim e que assado.

6 de janeiro de 2009

Comunicações

O artista chama-se Jean-Luc Cornec...as ovelhas, essas, encontram-se no Museu de Comunicações em Frankfurt.

5 de janeiro de 2009

O meu 1º desafio da blogosfera e arredores

A XR, mulher de pensamentos soltos, lançou-me o meu 1º desafio bloguístico...fazer uma lista de 8 coisas que sonho para mim.

Verdade seja dita, não tenho grande apetência (jeito se lhe quiserem chamar) para este tipo de coisas…mas confesso que me senti tão importante que não poderia recusar.

Um bocadinho em cima do joelho porque sou uma mocita que penso, logo ajo, cá vai o que me ocorre de momento:

1. Conseguir ajudar o Diogo a encontrar um rumo
2. Acreditar que posso voltar a estar tão apaixonada como estou…mas por outra pessoa
3. Ir à Índia o mais rapidamente possível
4. Passear-me por Chicago
5. Não fumar que nem uma doida
6. Ter dinheiro para comprar todos os livros que teimam em fazer-me caretas nas estantes das livrarias
7. Ter mais cuidado com a minha alimentação…incluindo comer a horas decentes
8. Não me deixar viciar por esta porr* da net

Não fui muito exigente nos meus sonhos pois sempre ouvi dizer que “quem muito quer tudo perde”…

Ora bem, já que aceitei o desafio, vou cumprir as regras e passar de imediato a batata quente a 8 vítimas indefesas:
1. Escrever a lista
2. Desafiar 8 bloguistas:

Andarilho
Kika
Silvia F
Universos alternativos
olha que realmente
sadeek
Miguel
Preciosas e Raras

3. Comentar o blogue de quem partiu o desafio.
4.Comentar os blogues convidados
5. Mencionar as regras

4 de janeiro de 2009

Dúvida existêncial

Comprei umas “Jeans Stretsh”!

Por mais que me esforce não consigo tirar uma conclusão...ainda estou completamente indecisa...

Não sei se fico com aquele ar de boazuda com que todas as mulheres sonham ainda que não o confessem, ou se fico apenas com aquele ar gorduroso de chouriço mouro!?


Por enquanto posso apenas adiantar que me sinto como se estivesse de collants…

GIRAS as calças!

3 de janeiro de 2009

Estes assuntos conseguem sempre baralhar-me...

Há muito tempo que não se fala aqui de amor…ou será de saudade…

Ou será de amor e saudade…

Ou será que tenho saudades de amor…

Merda! Estes assuntos conseguem sempre baralhar-me!

2 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova

Bem, estava renitente mas finalmente tomei a decisão da praxe…

ANO NOVO, VIDA NOVA!

Igualzinha à anterior mas em novo…
(Se alguém estiver interessado vendo a outra em segunda mão…a velha. É que isto por aqui começa a ficar com pouco espaço, é muita vida, é o puto, muito gato, muito cão).
ADENDA: Apenas a brincar com o Ano Novo!

G.e M.


Neste fim de ano trouxe para casa duas prendas que insistiram muito em vir comigo...9 e 7 anos.

Querem a atenção toda, vêem tudo e a tudo acham imensa graça. Adoram os gatos, morrem de pânico dos cães. O G. idolatra o Diogo como se fosse um Deus grego. A M. não me larga um segundo, quer ajudar-me a fazer tudo e tem conversas muito sérias comigo.

O primeiro problema surgiu quando descobriram uma flauta velha às 10 da noite…

O segundo problema foi quando os tive que obrigar a irem para a cama e me exigiram de imediato: “tens que nos ir deitar e dizer os sonhos!” …vi a minha vida a andar para trás, destreinada como estou destes artifícios… ”dizer os sonhos!? Como é que isso se faz?” Então, dizes: “Durmam bem e tenham sonhos azuis, cor-de-rosa…”
Ficaram num riso que só visto com os meus sonhos de riscas, às bolinhas, aos ziguezagues…

Até tremo com as surpresas que me esperaram amanhã de manhã….

obrigada pela visita!

pessoal que gosta de estar a par destas andanças

facebokiANOS a par desta coisa